Caspa, o que é e como tratar

Olá meninas,

Mais um assunto referente a saúde dos cabelos e do couro cabeludo.
Vamos conversar um pouco sobre a caspa.



Em primeiro lugar, é necessário deixar claro, que ao contrário do que se pensam, na maioria dos casos, a caspa não esta relacionada com falta de higiene.

O que é e quais os sintomas?
Também chamada de Dermatite Seborreica, a caspa é uma doença que atinge o couro cabeludo, tornando-o irritado, avermelhado, algumas vezes, aspecto gorduro e principalmente descamativo. O principal sintoma é a coceira.

Posso pegar caspa se eu usar o pente de uma pessoa que tem?
A caspa não é contagiosa, por que é característica do tipo de pele de cada pessoa (na maioria das vezes, pessoas com pele e couro cabeludo oleoso). 

Como controlar a caspa?
Em casos mais leves, a caspa pode ser controlada em casa, com o uso frequente de shampoos específicos e alguns cuidados na lavagem dos cabelos. Nos casos mais agressivos, o médico dermatologista pode indicar shampoos manipulados e medicamentos.

Qual shampoo devo usar?
O shampoo para controle da caspa pode conter os seguintes ativos: cetoconazol, climbazol, ácido salicílico, enxofre, piritionato de zinco e coaltar. É recomendado também usar os shampoos anto-resíduos e os esfoliantes.



Quais as causas da caspa?
Não há causas específicas. Mas deixar resíduos de produtos no couro cabeludo e lavar incorretamente os cabelos deposita oleosidade e ocasiona acúmulo de resíduos, levando ao surgimento da caspa. Também pode ser por fatores emocionais, como stress, ansiedade, angústia, etc.

Quais as complicações e cuidados?
A caspa deve ser muito bem tratada! A descamação do couro cabeludo pode favorecer infecções e a proliferação de fungos, causando complicações. Por isso, é importante evitar de "coçar" o couro cabeludo com as unhas e utilizar o secador quente também (só nas pontas).
Outros cuidados devem ser levados em conta, como não lavar os cabelos com água muito quente e não usar nenhum tipo de creme na raiz dos cabelos.


Por hoje é só meninas!

Beijinhos e até a próxima semana!



0 femmes deram a sua opinião!:

Postar um comentário