O que é Cronograma Capilar? - A salvação de qualquer cabelo!

 Cronograma? Capilar? Hã? É de comer?

Foi tipo essas perguntas que fiz ao escutar o termo pela primeira vez, afinal, sempre fui LEIGA no assunto cabelos e só depois de ver o meu completamente destruido - para não usar palavras inapropriadas - que fui atrás da salvação para os meus fios e ela se chama: CRONOGRAMA CAPILAR.



Ok, mas que diabos é isso? É um ciclo de cuidados semanais, fechando um mês - ou seja, 4 semanas - onde o intuito é oferecer ao cabelo tudo o que ele precisa para ficar saudável.

Antes de conhecer o cronograma, eu achava que o cabelo só precisava de uma coisa: ser hidratado, e talvez reconstruido se a cacacá com o cabelo tivesse sido grande! Mas não é assim que as coisas funcionam. O cabelo precisa sim de hidratação, mas também precisa de nutrição e reconstrução periódicas e é exatamente isso que o cronograma propõe. Uma rotina de cuidados profundos.

Eu conheci o C.C. através de outras blogueiras e depois disso, entrei no grupo no face. Então, vou colar exatamente o documento disponibilizado lá, sobre o funcionamento/passoa-passo:

"Cronograma capilar  é uma forma de tratamento de cabelo que vai durar o tempo determinado por você e que leva quase 1 mês para completar um ciclo. Enquanto fazer o cronograma deve evitar fazer química como progressivas e colorações, deixe para a ultima semana antes da reconstrução e com o cabelo hidratado e nutrido.

Pra dar inicio tem que primeiro entender um pouco do que seu cabelo precisa (veja Diagnóstico Capilar), depois vamos precisar de produtos para as fases do cronograma, produtos hidratantes, nutritivos e reconstrutores. Também vai ter que conhecer os produtos que você tem em casa (nem tudo que se fala na embalagem é o que o produto faz), e vai ter que descobrir o que eles podem fazer por você, nem tudo que hidrata, nutre, e nem toda reconstrução faz isso mesmo pelo fio nesse caso vamos precisar entender os componentes dos produtos e como eles reagem no seu fio...

Agora sim, vamos colocar eles no nosso cronograma.

Hidratação: que é a  reposição hídrica, aqui vamos repor a agua perdida no cabelo, isso é um fator muito importante para mantê-lo saudável. A linha de produtos mesmo que não seja da mesma marca deve ser do mesmo gênero: hidratantes, isso inclui os restauradores e hidratantes como ampola e flaconetes.

Ingredientes das mascaras hidratantes: Extrato de algas, Panthenol, Aloe Vera, Vitaminas, Bepantol, Chocolate, mel, geléia real etc. 




Nutrição: reposição lipídica, aqui uma mascara comum pode ser acrescida de ativo para nutrir o cabelo como ampolas de vitaminas assim elas também são mais potentes. Normalmente as mascaras com muito nutrientes são mais fortes do que uma simples mascara de hidratação.

 Ingredientes mais comuns: Proteínas hidrolisadas, como proteínas do leite,trigo, seda, aveia, etc.. ceramidas, óleo de coco, semente de uva, girassol, baleia, manteiga de karité, cacau, cupuaçu, (atualizando : Cisteína e Creatina),etc .



Reconstrução: reposição proteica, essa é a hora importante de identificar o que seu cabelo precisa, se ainda esta com frizz, poroso, ressecado, queda, quebra, etc.

Ingredientes importantes: Queratina (Seus aminoácicos, Cisteina, serina , prolina, argilina), colágeno.

A reconstrução pode ser acrescida de queratina liquida, ou ampolas de queratina junto a sua mascara ou após o shampoo conforme for o uso dela pelo fabricante, a reconstrução com queratina é melhor para cabelos que estão com queda, sem justificativa, extremamente danificados por químicas, descoloração, opacos e sem vida, emborrachados, frágeis.

Reparar o cabelo como um todo: As pontas dos cabelos, se ressecados, com pontas duplas e sem vida, devem ser tratadas com óleos, de argan, de coco, de macadâmia, geléia real,  deixa-las nutridas durante o tratamento é essencial eindispensável.

- A limpeza a cada 15 dias com anti-resíduo é essencial e dará mais força no tratamento para o novo ciclo.

- A sequência de produtos utilizados durante a semana, será um dia de lavagem e um dia não, vi outros cronogramas que as meninas ficam 2 ou mais dias sem lavar os fios, assim na sequência de lavagem na semana fará seu ciclo de acordo com o que seu cabelo precisa.

- As tinturas, banhos de brilho e matizações vou deixar pra fazer sempre após a hidratação e antes da reconstrução.

Como vou fazer o meu cronograma (minha nova tabela)

1ªsemana: H,N,R

2ªsemana: H,N,R

3ªsemana: H,N,R

4ªsemana: H,N, Cauterização.

Inicia um novo ciclo, e assim sucessivamente

Dicas:

- O ciclo não deve começar por reconstrução porque antes disso seu cabelo precisa estar hidratado;

- As hidratações devem seguir no tempo que manda o fabricante, mas vou fazer minha sequência de hidratações com 10 minutos com touca laminada;

- Se lava o cabelo todo dia não é necessário a semana inteira utilizar mascara capilar, a não ser que queira, pode usar só shampoo e condicionador hidratantes, seguido no pós lavagem com leave-in, que deve ser usado diariamente;Pode fazer uma pausa de 48 horas depois de hidratar e reconstruir, opcional;

- Fazendo o seu cronograma capilar é necessário sempre proteger o cabelo de secador e chapinha usando thermo protetores;

- Aos poucos você vai perceber do que o cabelo precisa e assim pode esticar a semana só com hidratações e as reconstruções você pode diminuir dependendo das químicas que faz e se são sucessivas;

- Cabelos muito danificados, crespos e extremamente ressecados podem precisar de umectação com óleos vegetais PUROS, livres de silicones.

Post por Lucy Viana e Flavia Landi

Editado por: Diana Lee, Giovanna Dal Bom."

Eu sigo o cronograma tem quase dois meses e realmente recuperou muito o meu fio! Semana passada eu descolori e tingi meu cabelo, danificando mais uma vez! Então seguirei certiiinho o cronograma e daqui um mês eu volto com o resultado, o que vocês acham?

Acho que dessa forma, não vira apenas um texto com um monte de informação, mas sim o resultado de tudo isso!

Em breve também terá mais posts sobre produtos e processos que fazem parte do meu C.C!

26 comentários:

  1. Oi Jessica, tudo bem?
    Eu queria te convidar para responder a TAG: E se todas minhas bases acabassem.
    Responda para nós, se todas suas bases acabassem ao mesmo tempo, quais você compraria novamente e pq?
    Eu acho legal tag assim pq dá pra pegar excelentes dicas e dicas de produtos para preparação de pele nunca é demais.
    Se você puder, responde???
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa, amei demais esse post, sem mais!

    ResponderExcluir
  3. Esse post tá muito maravilhoso!!!!! Jeh será que é abuso pedir pra vc indicar alguns produtos, variando de preço e marca, para cada etapa desse cronograma???!!!! Brigadão bjossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso fazer sim! ^^ Mas tirando a parte do R, tem fotos ilustrativas que eu realmente uso! O óleo vegetal, por exemplo, é o que eu mais uso na Nutrição! :D

      Excluir
  4. Ja faço o cronograma capilar a uns quatro meses e é simplesmente a salvação!!

    Beijos Jeh

    ResponderExcluir
  5. Os teus vídeos de favoritos são o máximo Jeh! Meus preferidos EVER! Você pode nos ensinar à fazer cauterização em casa, por favoooor? HELP US! ;) Beijoo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar que faço sim! ^^ Mas acho que vai demorar um pouquinho! ^^

      Excluir
  6. ANTES DE HIDRATAR, NUTRIR E RECONSTRUIR EU LAVO O CABELO SÓ COM O SHAMPOO? QUAL É O PROCESSO ANTERIOR? E COMO EU FAÇO A UMECTAÇÃO? FIQUEI MUITO INTERESSADA.. HIHI.. ADORO VC <3 OBG..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, eu indico lavar apenas com shampoo para que as cuticulas do fio estejam abertas para receber os outros processos. A umectação eu farei um post só falando sobre ela!

      Excluir
  7. Não consigo acessar o Diagnóstico capilar!! Meu cabelo é cacheado e só queria saber quais as dicas de produtos que posso usar! brigada e parabéns pelo Cronograma, ótima idéia que quero testar logo haa :)

    ResponderExcluir
  8. Jeh eu fiquei com duvida na questão da lavagem diária, como seu cabelo, o meu é muito oleoso e preciso lavar todos os dias, a sequência da H,N e R tem que ser seguido ou pode haver intercalações com shampoo+condicionador?

    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode haver intercalações sim, são apenas três passos, então nas demais lavagens, podem ser feitas normalmente.

      Excluir
  9. Oi Jeh, tudo bem!?
    Assisti ao seu vídeo e me interessei muito em relação ao cronograma, mas como sempre surgem duvidinhas.... Mas queria saber de vc uma coisa na fase da umectação qual era a marca de azeite de oliva que vc usou pois não tenho disponibilidade para comprar agora o óleo para estar aplicando nos meus cabelinhos. E queria dizer que conheço sua cidade porque morei ai 3 anos e gosto muito, justamente por ser uma cidade pequena e bem pacata. Adoro seus videos vejo sempre que posso bjs e fico esperando sua resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bá guria, nem sei hasuas Uso o que tiver na cozinha, nunca nem olhei a marca! Mas pode ser qualquer azeite de oliva desde que seja extra virgem! :D

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  10. Oi Jessica! Super adorei seu post, mas ainda estou com dúvidas quanto aos produtos recomendados e a forma de usa-los !! Qual a maneira de aplicar? Ja pesquisei mas não achei em nenhum lugar. Bjs

    ResponderExcluir
  11. Queria saber mais sobre cauterização
    Obg
    bjin

    ResponderExcluir
  12. Oi, Jessica, tudo bem? Estou fazendo o cronograma capilar e meu cabelo tem melhorado bastante, pois estou repondo tudo o que o cabelo precisa. Recentemente descobri um tratamento com açúcar que deixa o cabelo divino! Eu misturo uma colher de açúcar com duas colheres do meu creme de hidratação e uma colher de óleo de argan. Onde isso se encaixa no cronograma?

    ResponderExcluir
  13. Ooi flor, estou usando o shampo bomba, com monivim A e bepantol. Queria saber se não tem problemas eu fazer esse cronograma. E como devo fazer ? Obgd. Bj

    ResponderExcluir
  14. Oi Jéssica! Gostaria mt q vc indicasse os produtos para usar nessa tres fases, e as marcas... Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  15. CRONOGRAMA CAPILAR É OTIMO, COM CERTEZA VAMOS OBTER RESULTADOS! AMEII
    http://bypatriciacamargo.com/

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de saber se durante o tratamento do programa capilar tem algum problema utilizar secador e chapinha no cabelo?

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. sou negra e meu cabeo é crespo e volumoso,faço alisamento desde os meus 13 anos,sempre usei relaxante (no caso eu usava o salon line para cabelo finos) e de seis meses pra cá dispensei o uso e somente faço selagem,meu cabelo melhorou muito,parece bem mais hidratado,vou começar um meu projeto #brunacabeluda pois ele esta curtinho e quero ele bem maior.Hidratação é indispensável e eu simplesmente to amando as dicas do blog,virei fã

    ResponderExcluir
  19. Oi Jessica,
    Gostaria de fazer o cronograma capilar pq estou precisando muiiito. Vc poderia me informar quais os produtos usados para cada etapa.

    bjk
    Marcia

    ResponderExcluir
  20. Precisando dar um up nos cabelos? Então monte um cronograma capilar
    Mas como funciona? Serão feitos 3 tipos de tratamentos para resolver todos os problemas dos fios. O objetivo do cronograma é fazer a reposição dos nutrientes naturais do cabelo que devido aos processos químicos e agentes externos se perdem com o tempo.

    Não faz muito efeito nutrir seu cabelo se ele não tem água suficiente para absorver a nutrição. Também não adianta reconstruir o cabelo se ele não for nutrido e hidratado o bastante para manter a maleabilidade, pois assim a reconstrução irá endurecer o fio e causar quebra.
    Por isso, às vezes aplicamos uma máscara capilar e o resultado não é satisfatório.
    Para que tipos de cabelo o cronograma capilar é indicado?
    Cabelos que sofreram processos químicos, ressecados, porosos, quebradiços, danificados e sem brilho.

    1ª Etapa: Hidratação
    Os processos químicos e os agentes externos desidratam os cabelos, por isso eles precisam ser hidratados regularmente. Uma boa hidratação deixa o cabelo maleável, sedoso e brilhante.

    Componentes da Hidratação: óleos, manteigas hidratantes e silicones.
    Sugestões de Produtos: Linha Cacau
    2ª Etapa: Reparação
    A etapa de reparação consiste em repor os lipídios dos fios, especialmente em cabelos secos por falta natural de sebo (gordura) nos fios. Os produtos devem conter ativos que irão permitir que os lipídios lubrifiquem os fios e obtenham os resultados desejados para esta etapa. É a reparação capilar que reforçará a energia vital dos cabelos que se desgastaram pelo uso de relaxamentos, progressivas e tinturas, entre outros.

    Componentes da reparação: Óleos e manteigas reparadoras
    Sugestões de Produtos: Linha Argan Therapy
    Etapa 3: Reconstrução
    Os cabelos estão constantemente expostos a diversas agressões que fazem com que os fios fiquem fracos, quebradiços e ressecados. Além dos processos químicos como coloração, escova progressiva e outros tipos de alisamento, a poluição, o vento e os raios solares também danificam as madeixas.
    A reconstrução capilar é um tratamento muito eficaz para tratar esses problemas, devolvendo a vida aos cabelos e ainda prevenindo danos mais profundos aos fios.
    O processo deposita nos fios queratina, proteínas e aminoácidos, agentes hidratantes essenciais para a estrutura física dos cabelos. Estes componentes tratam as camadas internas dos fios e são responsáveis pelo brilho, maciez e pelo balanço natural das madeixas.
    Os resultados da reconstrução capilar podem ser vistos logo nas primeiras sessões: os fios já mostram sinais de recuperação na textura e ficam mais fortes e resistentes.

    Componentes da Reconstrução: Queratina hidrolisada, proteínas e aminoácidos.
    Sugestões de Produtos: Queraplex Reconstrução
    Sugestão de Cronograma Capilar

    1ª Semana: Hidratar
    2ª Semana: Reparar
    4ª Semana: Hidratar
    3ª Semana: Reconstruir

    Esse cronograma é apenas uma sugestão. Monte o seu de acordo com a sua necessidade
    http://www.meushampoo.com.br/p-25-precisando-dar-um-up-nos-cabelos-entao-monte-um-cronograma-capilar

    ResponderExcluir